terça-feira, 20 de outubro de 2015

Comércio do Alto Tietê recebe currículos de temporários para o Natal

Mesmo com a crise, Sincomércio acredita em aumento de vendas.
Alguns comerciantes não apostam nessa previsão e se mantém cautelosos.



Há pouco mais de dois meses do Natal, o comércio do Alto Tietê começou a receber currículos para seleção e contratação temporária de funcionários. Alguns estabelecimentos já expandiram o quadro de trabalhadores. A previsão do Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes e Alto Tietê (Sincomércio), mesmo com a crise, é de aumento nas vendas. Por outro lado, alguns comerciantes não estão tão confiantes assim e, por isso, preferem agir com mais cautela.
"No ano passado eu esperava um movimento maior em relação ao ano anterior e isso já não aconteceu. Eu tinha, inclusive, investido na minha loja. Este ano eu já estou mais consciente e espero uma diminuição nas vendas por causa da crise. Desde o ano passado eu não costumo contratar temporários, pois são minhas filhas que veêm me ajudar. Atualmente eu tenho duas vendedoras. Este ano não será diferente. Minhas duas filhas virão trabalhar novamente na loja", diz Maria Bovolon, proprietária de uma loja de moda feminina no centro de Mogi das Cruzes.
A dona de uma rede de lojas de roupas masculinas, femininas e calçados em Mogi das Cruzes já contratou 9 temporários. Nas próximas semanas, segundo ela, outros 3 profissionais serão admitidos. Roseli Cardoso Pereira também não enxerga crescimento nas vendas neste Natal. "É claro que não existe Natal ruim para o comerciante, mas eu não vejo crescimento em relação a 2014. Se for igual o ano passado já será bom. Estou investindo em promoções e preços mais acessíveis", detalha.
A atendente de uma outra loja, no centro de em Suzano, Tayanne  de Sousa, afirmou que a crise tem dificultado as contratações e isso vai afetar o comércio no final do ano. “Não vamos pegar pessoas para trabalhar, com essa crise está difícil. Já mandamos muitos funcionários embora”.
No entanto, ao contrário do que pensa essas comerciantes, o Sincomércio não prevê queda nas vendas. A estimativa do sindicato ainda é de que as contratações aumentem em até 15%, bem como a geração de emprego. O presidente do Sincomércio, Airton Nogueira, afirmou que o crescimento de novos postos de trabalho é normal já que, além de aumentar o movimento, os estabelecimentos funcionam em horário estendidos.
Mais currículos

Em Suzano, outras lojas também já recebem currículos de interessados. O processo seletivo, normalmente, conta com uma avaliação do perfil e uma entrevista para verificar os conhecimentos dos candidatos. Outros estabelecimentos tem o requisito de contratar pessoas mais experientes na área que for desejada. O treinamento dos funcionários também é um procedimento muito utilizado pelos comércios.

“Aqui em nossa loja já começamos a pegar os currículos. A procura está muito grande, batendo a meta do ano passado”, disse o gerente de uma loja na Rua General Francisco Glicério, no centro de Suzano, Saulo Gomes.
Já outro gerente de loja da mesma rua, Cicero Cordeiro da Silva está bem otimista. Ele diz que que vai aumentar em 50% o efetivo dos funcionários, mas que no ano passado teve crescimento de 60%. Ele afirmou que se algum funcionário tiver bom desempenho neste período, poderá ser efetivado.
Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário